Inteligência artificial (IA), na ciência da computação, consiste em qualquer inteligência semelhante à humana exibida por um computador, robô ou outra máquina.
Inteligência artificial e sustentabilidade
A IA pode representar uma oportunidade única para a humanidade enfrentar problemas socioambientais por meio de agentes estatais, intergovernamentais, profissionais, civis e humanitários. Ela pode ser aproveitada em uma ampla gama de setores e situações econômicas para contribuir para o gerenciamento de impactos ambientais e mudanças climáticas.
Alguns exemplos de aplicação incluem redes de energia distribuída limpa infundida com IA, agricultura de precisão, cadeias de suprimentos sustentáveis, monitoramento ou fiscalização ambiental e melhor previsão de desastres, bem como melhores maneiras de responder a eles.
Um relatório encomendado pela Microsoft, intitulado de Como a IA pode possibilitar um futuro sustentável, revelou que, apesar das consequências, a IA pode contribuir com US$ 5,2 trilhões (R$ 25,7 trilhões) para a economia do mundo todo.
Além disso, a tecnologia ainda pode reduzir emissões de gases do efeito estufa em até 4% e criar 38,2 milhões de novos empregos mundialmente até 2030.