A saúde digital é um conceito que vem ganhando cada vez mais relevância. Afinal, a implementação de tecnologias tem minimizado uma série de limitações do setor, além de contribuir para a qualificação e agilidade no atendimento em saúde.
O que é saúde digital?
O termo saúde digital diz respeito ao uso de recursos de tecnologia de informação e comunicação (TIC) com finalidades médicas.
Estão incluídas tanto a produção e disponibilização de informações em ambientes digitais, quanto a utilização de tecnologias como a Inteligência Artificial, o Big Data e a Telemedicina, por exemplo.
Benefícios da saúde digital
Comodidade para os pacientes
Muitas vezes ter que se deslocar até uma clínica médica pode ser um desafio para muitos pacientes, principalmente aqueles que estão fragilizados por eventuais enfermidades.
Logo, ter a opção de realizar um atendimento em casa, ou receber seu laudo de forma online é uma forma de oferecer mais tranquilidade para essas pessoas.
Aumento de produtividade
Além dos benefícios para os pacientes, a gestão médica também colhe os frutos com a saúde digital. Afinal, com essa modalidade, é possível, por exemplo, desafogar filas de atendimento e eliminar a necessidade de contar com equipes exclusivas para realizar laudos.
Dessa forma, os profissionais de saúde ganham mais tempo para focar em etapas mais estratégicas do atendimento.